É possível que os dois rebatedores sejam eliminados?

Um run out acontece quando o rebatedor que está correndo entre os wickets falha em tocar o bastão ou parte de seu corpo dentro da crease e os fielders deslocam as travessas. O run out não é creditado ao arremessador. 

Uma das perguntas mais comuns relacionadas aos run outs é se os dois rebatedores podem ser eliminados por run out na mesma bola. De acordo com as regras, a resposta é Não. O primeiro rebatedor pego no run out é o único considerado fora. A bola se torna morta depois que esse evento acontece.

Uma versão alternativa desta pergunta é: dois wickets podem cair no mesmo lançamento? A resposta para esta pergunta é sim e não. Vamos entender isso com um exemplo. 

O arremessador arremessa, o rebatedor erra e o guardião do wicket se atrapalha ao apanhar a bola. Digamos que os dois rebatedores se desentendem quanto a se devem correr ou não. Os rebatedores eventualmente concordam em correr. O guardião apanha a bola e acerta as estacas. Isso resulta na eliminação de um dos rebatedores, mas o árbitro sinaliza uma no ball. Como regra geral, a bola não é legal, mas um run out é legal numa no ball. Isso significa que o rebatedor é eliminado num lançamento que não é contado. O próximo rebatedor entra. Ele é eliminado de qualquer maneira como pelo arremessador, pego atrás, etc., na bola seguinte, que é um lançamento justo. Sendo assim, se uma no ball ou um wide acompanha um run out, seguido por outra eliminação no lançamento legal seguinte, o time rebatedor pode perder dois wickets num único lançamento.

Sendo assim, numa única bola, legal ou ilegal, apenas um wicket pode cair. Mas em duas bolas diferentes (sendo que uma é ilegal), dois wickets podem cair em cada uma delas, eventualmente resultando em dois wickets num único lançamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *