Quais são as várias maneiras pelas quais um rebatedor pode ser declarado fora?

O jogo de críquete acompanha dois lados que se enfrentam visando marcar mais corridas do que o concorrente. O time que rebate é restrito pelo lado que arremessa cuja meta é restringir a marcação de pontos do lado rebatedor de duas maneiras: arremessar com uma eficiência que não permita que o rebatedor marque corridas e arremessar para derrubar os wickets de todos os jogadores do lado rebatedor o mais rápido possível.

O lado arremessador pode derrubar os wickets do rebatedor de múltiplas formas. As Regras do Críquete continuam atualizando esta seção conforme o jogo progride com base em aspectos materialistas e tecnológicos. Vamos dar uma olhada em todos os modos pelos quais um rebatedor pode ser considerado fora.

DERRUBADO

Este termo também é conhecido como “clean bowled”. O objetivo principal do rebatedor é marcar corridas enquanto protege simultaneamente as estacas atrás dele. No entanto, se ele falhar em fazer isso, um bom arremesso por parte do arremessador pode deslocar as estacas e mandar o rebatedor para o pavilhão. É importante destacar que o rebatedor pode ser eliminado por este método apenas se a travessa (pelo menos um) tiver sido completamente deslocada das estacas. 

LBW

Este é um método de eliminação quando as pernas do rebatedor estão posicionadas bem na frente das estacas. Caso o arremesso atinja a caneleira alinhada com a estacas atrás dele, é dito que o rebatedor está fora por perna na frente do wicket (LBW). Se a bola atinge o bastão primeiro antes de atingir as caneleiras, então o rebatedor é considerado não fora. Há muito mais sobre o LBW além disso. Por favor leia mais a respeito aqui

PEGO FORA

Quando o arremessador a arremessa, os dez jogadores restantes se posicionam em diferentes áreas do campo para impedir que o arremesso cruze as linhas. Pode acontecer durante uma partida que um disparo do rebatedor siga direto para um dos fielders sem quicar nenhuma vez no campo. Se o fielder conseguir pegar a bola, o rebatedor é considerado fora. 

PEGO ATRÁS

Regras similares se aplicam a este modo de eliminação, como visto acima na categoria pego fora. No entanto, neste caso, o fielder é o próprio guardião do wicket. 

PEGO & DERRUBADO

Se o rebatedor atingir a bola na direção do arremessador, há chances de que o próprio arremessador possa apanhar a rebatida. Isso é conhecido como pego e derrubado. 

FORA NA CORRIDA

Uma das maneiras pelas quais o rebatedor pode marcar corridas é correndo entre os wickets pousando seus bastões na crease para completar uma corrida. Muitas vezes, enquanto correm para marcar, os dois rebatedores podem ter algum desentendimento. Também pode acontecer de o rebatedor falhar ou ser mais lento para pousar seu bastão na crease. Em ambos os cenários, se o jogador perto das estacas receber a bola e deslocar as estacas (necessariamente as travessas) e se o rebatedor tiver falhado em pousar seu bastão na crease, ele considerado fora na corrida. 

ESTACA DERRUBADA

Este modo de eliminação é visto com mais frequência em arremessos giratórios. O guardião do wicket se posiciona extremamente perto das estacas quando o arremesso giratório é feito. O rebatedor frequentemente pode sair da crease e tentar atingir a bola com uma tacada agressiva. No entanto, muitas vezes ele é enganado pelo disparo e erra a bola completamente. Se o guardião do wicket recebe a bola e desloca imediatamente a travessa enquanto o rebatedor está fora de sua crease, ele é considerado fora por estaca derrubada. 

Os cenários mencionados acima são as maneiras mais comuns pelas quais um rebatedor pode ser eliminado. No entanto, existem outras instâncias que ocorreram ao longo dos anos nas quais o rebatedor foi enviado de volta para o pavilhão de maneiras incomuns. Vamos dar uma olhada nelas.

ACERTO NO WICKET

Em algumas ocasiões, um rebatedor pode acertar acidentalmente as estacas com o bastão ou qualquer outra parte de seu corpo, o que pode resultar nas estacas sendo deslocadas. Isso é chamado de acerto no wicket e o rebatedor é considerado fora. Esta forma de wicket também é creditada na conta do arremessador. 

Rebatedor fora por acertar o wicket

FORA POR LESÃO

Este não é exatamente um wicket que é conquistado. Ele acontece quando um rebatedor se machuca e é forçado a terminar suas rebatidas, já que ele se considera incapaz de continuar rebatendo. Nenhum arremessador pode ter uma contagem de wicket a seu favor se o rebatedor sair por lesão. 

ACERTO DUPLO

Esta é uma frase usada quando o rebatedor acerta uma rebatida, mas acidentalmente a bola atinge o bastão duas vezes no processo. Este tipo de wicket é adicionado às credenciais do arremessador. 

OBSTRUINDO O CAMPO

Esta é uma forma rara de eliminação onde o rebatedor tenta quebrar o fluxo ou o ritmo da partida “manuseando a bola”. Até agora, apenas sete rebatedores foram vitimados por esta regra no críquete ODI.

Rebatedor Fora por Obstruir Campo

FORA POR TEMPO

Quando um rebatedor é eliminado, o próximo rebatedor da fila tem um tempo de três minutos para encarar a próxima bola. Se o rebatedor levar mais do que três minutos ou causar um atraso injustificado além desse tempo, ele é declarado fora. 

Sendo assim, estas são as várias maneiras pelas quais o lado arremessador por eliminar os rebatedores em qualquer formato de críquete.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *