Ringball: regras, jogo e mais

O Ringball é similar ao basquete e ele tem sido praticado por mais de um século. Surgindo originalmente na África do Sul, ele agora é promovido em todo o continente e também na Índia e em outros países, e ele está a caminho de se tornar um esporte internacional estabelecido.

As regras

Tanto homens quanto mulheres podem jogar este esporte sem contato. Assim como o netball, você pode jogá-lo na grama, em ambientes fechados e em várias outras condições.

A quadra é dividida em três seções. Há três jogadores centrais, três pontuadores e três defensores em cada time. A meta é arremessar a bola por um aro ou anel no poste depois de passá-la de um jogador para o outro. Os dois postes ficam em cada uma das extremidades da quadra.

Os times têm 9 jogadores, com três jogando em cada uma das seções da quadra. Os jogadores não podem tocar o solo nas seções próximas umas às outras ou receber a bola sobre as linhas separando as seções.

Você tem que pegar a bola com suas mãos quando ela for passada a você pelo ar. Ela não deve tocar outras partes do corpo. Você não pode ir para a frente ou para trás, segurar a bola por mais de 2 segundos ou simular um passe.

Você pode tentar marcar de fora do semicírculo e de qualquer ponto na seção da meta. Você deve usar as duas mãos ao fazer um arremesso. Você deve tentar arremessar dentro de 5 segundos após ter recebido a bola.

Qualquer um dos três pontuadores pode tentar marcar de qualquer posição fora do círculo da meta quando uma penalidade tiver sido marcada. Você deve tentar um arremesso de penalidade dentro de 3 segundos.

Você não tem permissão de tentar ganhar a posse da bola roubando ela ou batendo nela enquanto o seu oponente a estiver segurando. Você também não pode tentar empurrar, segurar ou tentar impedir que o seu oponente passe a bola.

Dois membros do mesmo time não podem tocar ou segurar a bola ao mesmo tempo.

Uma falta dupla é quando os membros de ambos os times cometem uma transgressão ao mesmo tempo. Se isso acontece, o árbitro arremessa a bola no ar entre os dois membros dos times opostos no local em que a transgressão ocorreu. Então eles tentam ganhá-la agarrando ou batendo nela quando ela começa a cair.

Cada partida de ringball tem duas metades de 25 minutos cada, com um intervalo de três minutos entre elas. Depois que um ponto é marcado, o jogador central fica de frente para a sua meta, no semicírculo. Ele deve passar a bola para um ala em dois segundos ao soar do apito.

O vencedor é o time com a maior pontuação ao fim da partida.

regras do ringball

A bola

O esporte é jogado usando uma bola feita de couro ou de um material sintético. Você não pode jogá-lo com bolas de borracha.

A quadra

O jogo é disputado numa quadra de 27m x 18m. Cada seção mede 9m x 18m. Há um anel de aço no topo de cada poste de meta, cujo diâmetro é de 450mm. O anel tem que estar a 3m do chão. Você traça um semicírculo com um raio de 4,5 em relação ao poste de meta como pivô. Você traça dois semicírculos com 1m de diâmetro e um círculo com 1m de diâmetro no meio da seção central. Você também traça duas linhas em “V” com pernas de 1m em cada um dos lados do círculo central.

Não deve haver árvores, degraus, cercas, postes, paredes, fios ou outros obstáculos dentro de uma distância de 1,5m ao redor da quadra.

O esporte pode ser disputado na grama, no saibro, etc. O importante é que seja uma superfície plana. Quadras de saibro devem ser bem compactadas e livres de grama. Os especialistas recomendam quadras para todos os climas não escorregadias. Se pequenos ajustes forem feitos, as quadras de netball podem ser usadas.

Todas as linhas devem ser traçadas em amarelo ou branco claramente. Elas devem ter 25mm – 50mm de largura. Os postes devem ter um diâmetro de 75 – 90mm e ser compostos por canos de aço circulares de 3m. Eles devem ficar no centro da linha externa de 18m numa posição vertical.

Uma bola número 5 deve ser capaz de passar pelas redes. Redes de náilon amarelo ou branco devem ser usadas. Se a rede for muito apertada, a bola pode ser expelida.

quadra de ringball

Os jogadores

Quando o jogo começa, pelo menos oito membros de um time devem estar presentes. Qualquer um que se atrasar poderá entrar com a permissão do árbitro e quando a bola não estiver em disputa.

Um time não pode jogar com sete jogadores ou menos depois se o jogo tiver começado. Se dois ou mais membros do mesmo time forem desqualificados durante a partida, o outro time vence automaticamente.

O árbitro dá permissão para que os jogadores saiam da quadra. Eles não podem fazer isso sem permissão. Em qualquer ponto da partida, até três jogadores de um time podem ser substituídos.

Um jogador que se machuca, mas quer continuar jogando não precisa ser substituído. O jogo continua com oito jogadores enquanto ele recebe tratamento.

Se um jogador lesionado ou doente não for capaz de continuar jogando, ele deve ser substituído imediatamente. Um jogador desqualificado não pode ser substituído.

Qualquer jogador que começa a sangrar por qualquer motivo deve deixar o jogo imediatamente, podendo ser substituído. Se ele quiser voltar e o sangramento tiver sido estacando, ele poderá com a permissão do árbitro. Uma substituição será usada se o jogador não voltar dentro de cinco minutos.

Se uma lesão séria ocorre, o jogador deve receber tratamento médico na quadra ou ser removido. Esse tempo é adicionado à respectiva metade.

posição dos jogadores no ringball

O tempo

O jogo continua se houver um empate durante os jogos das semifinais ou finais. São dados dez minutos de cada lado, excluindo o intervalo. Pode ocorrer de, após esse tempo, ainda haver um empate. Neste caso, o árbitro joga a bola para cima no círculo central. O time que marcar primeiro vence.

O jogo termina quando um ponto é marcado ou quando a bola sai de jogo quando o tempo tiver acabado.

Tentar ganhar tempo de modo que seja visto como um desperdício de tempo é passível de punição. Os casos a seguir são vistos como desperdício de tempo, mas há outros:

  • Jogar a bola para longe
  • Levar tempo demais para se preparar para o reinício da partida
  • Trocar de roupa, sapatos
  • Substituições em caso de trocas voluntárias ou por lesão

O árbitro

O árbitro deve ser uma pessoa neutra qualificada. Ele só pode soprar o apito depois que um ponto é marcado, para começar ou terminar a partida, quando uma regra é violada ou quando a bola estiver fora de jogo.

A decisão do árbitro é final. Ele é responsável por garantir o progresso do jogo de maneira ordenada, aplicando as regras e os regulamentos do jogo e garantindo que a bola e a quadra estejam em condições de jogo.

Por fim, ele é responsável pelo placar e pelo tempo, e sua decisão é final após consultar os responsáveis por registrar esses elementos. Durante o jogo, ele deve verificar o tempo com os homens de linha.

Você só pode apresentar uma apelação contra uma decisão do árbitro com relação a favoritismo, incompetência e/ou discriminação.

Durante o intervalo, o árbitro deve verificar o placar. Seu placar é aceito se ele difere dos placares de um dos dois responsáveis pelo registro. Se os dois forem os mesmos, o placar dos responsáveis pelo registro é adotado após consulta.

O placar: detalhes

Cada bola na meta dá 2 pontos ao time que marca. O mesmo valor é concedido por um ponto de penalidade bem-sucedido. Uma penalidade é concedida na primeira infração intencional e pode ser tentada de qualquer posição fora do círculo da meta.

Se ocorre outra infração intencional, outra penalidade é concedida. O infrator recebe um cartão amarelo. Uma terceira infração rende a ele um cartão vermelho e uma desqualificação por 5 minutos.

O árbitro pode dar um alerta, um cartão amarelo ou cartão vermelho mesmo depois de um ponto ser convertido.

Três pontos são dados se o arremessador converter uma penalidade com sucesso de trás da linha de penalidade. O jogador pode escolher fazer isso.

Oficiais

Além do árbitro, os oficiais de uma partida são os dois responsáveis pelo registro do placar e o homem de linha. Há um responsável pelo registro de cada time. Eles devem se apresentar ao árbitro antes que a partida comece. Eles não trocam os cartões de pontuação dos times e fazem os registros independentemente.

O homem de linha deve ajudar o árbitro com o monitoramento do tempo. Ele também o auxilia indicando quando a bola sai de jogo. Ele fica no lado oposto da quadra. Ele também indica qual time deve colocar a bola em jogo e onde.

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