Um segundo quique seria uma no-ball?

O básico do críquete envolve um arremessador que realiza um lançamento legal quicando a bola num campo de 22 jardas até a outra ponta, na direção do rebatedor. O rebatedor tenta acertar a bola para realizar as corridas e defender o seu wicket.

Na maioria dos casos, a bola quica uma vez antes de alcançar o rebatedor. Em outras circunstâncias, o arremessador arremessa de forma que a bola não quica e alcança o rebatedor diretamente. Esse tipo de lançamento é legal se for abaixo da linha da cintura do rebatedor. Mas o que acontece quando a bola quica mais de uma vez no pitch?

O segundo quique

A resposta para isso é determinada por onde o segundo quique acontece em relação à crease na ponta do rebatedor. Se o segundo quique acontece depois que a bola cruza a crease na ponta do rebatedor, o lançamento foi legal. No entanto, se o segundo quique acontece antes da crease do rebatedor, é uma no-ball. 

Antigamente, uma no-ball era declarada quando a bola quicava mais de duas vezes. A regra moderna entrou em vigor nos anos 2000. Ela foi implementada após a Copa do Mundo de 2003.

No cenário internacional

Algumas ocasiões notáveis de duplo quique ocorreram. Uma ocorrência numa partida de exibição em 1999 entre Inglaterra e President’s XI. A outra foi numa partida da Copa do Mundo de 2003 entre Austrália e Nova Zelândia. Na partida de 1999, Mark Taylor fez um lançamento com duplo quique que veio a atingir a estacas. Muito embora a regra moderna ainda não tivesse entrado em vigor na época, o árbitro declarou uma no-ball. Na partida de 2003, Andre Adams da Nova Zelândia lançou uma bola com duplo quique que foi rebatida pelo rebatedor australiano. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *