Um rebatedor pode chutar a bola no críquete?

No críquete, um rebatedor rebate a bola com um bastão para marcar corridas. Ele faz isso defendendo as estacas atrás dele, impedindo que a bola acerte elas. 

Um rebatedor pode ser eliminado se seu bastão acerta a bola duas vezes. Ele também pode ser eliminado se a bola acertar sua caneleira primeiro na perna que está posicionada na frente das estacas (perna na frente do wicket). Com base nisso, o rebatedor pode chutar a bola no críquete? Para entender isso, vamos considerar os seguintes cenários:

Cenário 1: Chutando a bola arremessada pelo arremessador

Se a bola arremessada pelo arremessador for chutada pelo rebatedor, duas coisas podem acontecer. Primeiro, se o rebatedor fizer isso enquanto está posicionado exatamente na frente das estacas, ele provavelmente será eliminado por perna na frente do wicket. Segundo, se ele fizer isso sem estar alinhado com as estacas, ele ainda não poderá marcar nenhuma corrida. Isso porque, com base nas regras, não foi uma “rebatida” que o rebatedor realizou. 

Cenário 2: Chutando a bola arremessada pelo fielder

Se a bola rebatida chegar ao fielder que a apanha e a arremessa de volta para o fielder perto das estacas, o rebatedor não pode chutar a bola. Isso porque a ação viola as regras e o rebatedor é eliminado por “obstruir o campo”. 

Cenário 3: Chutando a bola prestes a atingir as estacas

Em alguns casos, o rebatedor esbarra na bola com o taco ou a bola esbarra em suas caneleiras e rola para trás na direção das estacas que ele deveria proteger. O rebatedor agora pode usar qualquer parte do seu corpo, exceto a “mão que não está segurando o taco” para desviar a bola das estacas. No entanto, ele deve ter em mente que o arremesso desviado não pode resultar em nenhuma corrida. Além disso, o rebatedor deve sempre se lembrar que ele não pode realizar uma segunda rebatida se o fielder estiver prestes a apanhá-la ou desviá-la quando o fielder está tentando apanhar a bola que está indo na direção das estacas. 

Cenário 4: Desviando com a caneleira

A bola sendo desviada com a caneleira frequentemente é vista quando o rebatedor encara uma bola giratória. Quando a bola giratória quica fora da perna da estaca ou numa direção segura o bastante para não apanhar a perna do rebatedor na frente do wicket, o rebatedor move sua perna da frente alinhada com a bola e a afasta com a caneleira. Nenhuma corrida pode ser marcada por este método.

Cenário 5: Leg byes

Se o rebatedor tenta acertar a bola com seu bastão, mas ele erra a bola e ela é desviada pelas caneleiras do rebatedor, as corridas marcadas posteriormente serão contadas como leg byes. Essas corridas serão adicionadas ao total do time, mas não ao placar individual do rebatedor. Leg byes são sinalizados quando as corridas decorrentes dos acertos nas pernas do rebatedor não são deliberadas. 

Sendo assim, o rebatedor pode chutar a bola somente de acordo com certas regras do jogo, mas chutar a bola com o propósito de marcar corridas resulta em anulação do ponto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *