Várias dimensões para correr entre os wickets

No críquete, o modo mais comum de marcar corridas é quando o rebatedor acerta a bola e, na sequência, os dois rebatedores no pitch trocam suas pontas cruzando a crease de ambos os lados do pitch. O número de corridas marcadas por este método é igual ao número de vezes em que os dois rebatedores trocaram suas pontas.

Correr para marcar as corridas requer uma grande dose de atletismo e entendimento entre os dois jogadores no campo. Eles precisam julgar o quanto a bola deve viajar antes que um fielder a apanhe e a arremesse de volta para o fielder perto das estacas. Não há absolutamente nenhum limite quanto ao número de corridas que um rebatedor pode marcar numa bola. O limite máximo a ser pensado na maneira mais prática é quatro. Mas isso também é raro. Na maioria das vezes, um arremessador perseguindo a bola além do círculo das 30 jardas é capaz de apanhar a bola e o rebatedor provavelmente deve ter duas ou três corridas a essa altura. No entanto, se um fielder falhar no seu arremesso a ponto de isso resultar na bola cruzando a linha limítrofe, o que a equipe rebatedora e o rebatedor vão receber é: o número de corridas marcadas pelo rebatedor antes de a bola cruzar a linha limítrofe mais quatro. Por exemplo, se o rebatedor tem três corridas e depois o arremesso errado do arremessador atravessa a linha, então sete corridas são adicionadas ao total da equipe.

Antes que o arremessador arremesse, o rebatedor na ponta não-atacante, ou na ponta do arremessador, deve estar dentro da crease. No entanto, houve múltiplas instâncias em que o rebatedor não-atacante em antecipação a uma corrida rápida se deslocou para fora da crease enquanto o arremessador iniciava sua corrida. Em casos assim, os rebatedores deslocam as estacas dessa ponta e pedem pelo run out. Isso é chamado de Mankading.

O Mankading foi batizado em homenagem ao jogador de críquete indiano Vinoo Mankad que eliminou o jogador australiano Bill Brown em duas partidas de Test consecutivas em 1947. O ato de Mankad é perfeitamente legal pois é dito nas regras que o não-atacante não deve deixar sua crease antes que o arremessador liberte a bola. No entanto, diferentes escolas de pensamento são prevalentes quanto ao mesmo. Enquanto alguns acham isso contra o espírito do jogo, outros acreditam que um rebatedor deve ser alertado uma vez pelo arremessador.

Uma das perguntas mais comuns no críquete é se ambos os rebatedores podem ser eliminados na mesma bola. A resposta simples é Não. Assim que o rebatedor é eliminado, a bola em si está imediatamente morta. Nenhum evento posterior pode ocorrer com aquela bola. Uma versão distorcida desta pergunta é, dois wickets podem cair no mesmo lançamento? A resposta para esta pergunta é sim e não. Vamos entender esses dois por cenários.

Cenário 1: O Rebatedor A acerta a bola. Há uma confusão com seu parceiro se eles devem correr ou não. Isso resulta no Rebatedor B sendo eliminado por run out. O rebatedor é eliminado e o árbitro sinaliza uma no-ball. Como regra geral, a bola não é legal, mas um run out é legal numa no-ball. Isso significa que o rebatedor é eliminado por um lançamento que não é contado. O próximo rebatedor entra. Ele é eliminado na bola seguinte, que é um lançamento justo. Sendo assim, dessa forma, se uma no-ball ou um wide acompanha um run out, seguido por outro run out no próximo lançamento legal, o rebatedor por perder dois wickets em um único lançamento.

Cenário 2: O rebatedor acerta a bola direto para o arremessador que a apanha. O arremessador vê que o rebatedor na ponta não-atacante está fora de sua crease e ele desloca as traves na ponta do arremessador. Então, isso significa que dois wickets caíram em um lançamento legal? A resposta é não. O primeiro evento, isto é, o momento em que o arremessador pegou a bola é o único wicket considerado. Isso porque o arremesso está morto depois do primeiro evento.

A corrida entre os wickets criou cenários de eliminação hilários e patéticos no passado. É absolutamente um fator-chave para o lado arremessador ter a presença de espírito para contra-atacar até mesmo uma insinuação de um mal-entendido entre os dois rebatedores na crease.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *